Ministérios > Departamento de Educação Bíblica Quadrangular

Departamento de Educação Bíblica Quadrangular
DEBQ - Departamento de Educação Bíblica Quadrangular
Presidente: Carolina Izabela Palma Pires Rosa 
Vice-presidente: Márcio Pires Rosa 
Secretária: Sônia Maria Telli Angarten
Tesoureira: Regina Célia dos Santos Rocha 

Motivos para participar da Escola Bíblica Quadrangular!

 Prosseguir em conhecer ao Senhor é um imperativo dirigido a todos os cristãos e pessoas que amam a Cristo, porém muitos não têm descoberto o maravilhoso motivo desta ordem divina, e não desfrutam das riquezas e tesouros oferecidos por Deus através da sua Palavra. Aprender e entender a palavra de Deus é algo primoroso e edificante para a vida de todos.

 Por que participar da Escola Bíblica?

1 - Pelo amor a Jesus. Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama." (João 14.21)

A Palavra de Deus é tão preciosa que Jesus recomendou a guardá-la para não perdê-la, para que não fosse roubada, contaminada ou deteriorada. O amor a Jesus pode ser expresso de várias maneiras: através dos cânticos, de poemas, danças, através da conduta... Mas se não procurar conhecer, possuir e praticar seus mandamentos estará propenso a entrar pelo vergonhoso caminho da hipocrisia.

2 - Para não errar. Jesus disse: "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mt 22.29)

Quando se despreza o exame das Escrituras Sagradas poderá incorrer no erro de se apegar a conceitos e doutrinas erradas acerca do Reino de Deus. Além de caminhar para o abismo ao aderir a movimentos, seitas e superstições por causa da falta de conhecimento bíblico.

3 - Para ser limpo. Jesus disse: "Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado." (Jo 15.3)

 

É impossível permanecer na presença de Deus sem limpar-se diariamente pela Palavra de Deus. O Senhor Jesus fala a respeito da videira. Ele é o tronco, e os seus discípulos os ramos. Os ramos que produzem frutos precisam ser limpos para que dêem mais frutos. Assim o primeiro requisito para ser usado por Deus é ser limpo por Ele. E esta limpeza é proporcionada pela Palavra de Deus.

4 - Para aprender. Jesus disse: "Aprendei de mim." (Mt 11.29) 

Aprender de Jesus é uma necessidade de todo o cristão que deseja alcançar a Glória Eterna. Jesus ordena aprender Dele para que o foco de toda atenção repouse sobre Ele. Jesus também mostra que se precisa aprender Dele dia a dia; se aperfeiçoando, até chegar à estatura de varão perfeito. Precisa-se aprender de Jesus porque as demais fontes se esgotam, mas Jesus é fonte inesgotável de conhecimento. Cada vez que se lê o mesmo versículo na Bíblia, o Espírito Santo tem uma mensagem, uma revelação para o crescimento espiritual e edificação pessoal e da igreja, para o conforto dos aflitos, para a salvação dos pecadores.

5 - Para ser santo. Jesus orou: "Santifica-os na verdade. A tua Palavra é a verdade." (João 17.17)

Este processo de santificação tem sua razão e fundamento na Palavra de Deus. O próprio Deus, através do poder da sua Palavra, produz a santidade impossível de se produzir por si própria. A graça de Deus produz em a santidade que agrada a Deus. Jesus virá buscar o que é seu, e tudo o que é de Jesus é santo, como Ele é. Para ser santo é preciso andar na verdade, e a verdade é a Palavra de Deus. 

6 - Para ser amigo de Jesus. Jesus disse: "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." (João 15.14) 

Um dos maiores privilégios do Reino dos céus é ser chamado amigo de Jesus. O amigo é mais do que servo, porque como disse o Senhor Jesus, o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas Jesus tem revela os segredos que ele ouviu do Pai. Como poder ser chamado amigo de Jesus se não sabe o que ele manda fazer? Para isso, novamente precisa-se buscar na Palavra de Deus as vontades de Jesus. Mas não é somente conhecer a vontade de Jesus, é cumprir os seus mandamentos. Muitos ouvem a palavra de Deus até com muita reverência e receptividade, mas não a praticam. Muitos guardam e decoram os versículos de promessas da Bíblia, mas desprezam aqueles que requerem renúncia e sacrifício para cumpri-los. 

7 - Para ser bem aventurado. Jesus garantiu: "Bem aventurados os que lêem, ouvem e guardam a sua palavra." (Apocalipse 1.3) 

O tempo está próximo, e perto está o dia do Senhor chamar à recompensa àqueles que amaram a sua Palavra, até mesmo mais do que a sua própria vida. Bem aventurados os que lêem, porque muitos são os desviados que deram ouvidos a doutrinas erradas que nunca procuraram confirmar na Bíblia. Bem aventurados os que ouvem, porque muitos são os abatidos no campo de batalha por não aceitarem o conselho dos ministros de Deus, dos anciãos. Bem aventurados os que guardam, porque também muitos já se perderam não valorizando a preciosidade e a riqueza da Palavra de Deus.

 

Carolina Izabela Palma Pires Rosa 

     Diretora da DEBQ




R. Cerqueira César, 414 - Centro, Indaiatuba - SP

Copyright © Igreja Quadrangular de Indaiatuba - Todos os direitos reservados